segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Fique por dentro #1 - Egito

Esse é o novo quadro do BLOGCSP. "Fique por dentro", como o nome ja diz, deixará nossos leitores por dentro das informações mais importantes que rolam pelo mundo, começando pela Revolução que esta ocorrendo no Egito.

18 dias de revolução, foram o bastante para tirar Hosni Mubarak do poder Egípcio, que estava no poder a 30 anos. Revoluções populares na Praça Tahrir exigiam a saída de Mubarak da presidência, que renuncio no dia 11 de fevereiro de 2011.
Hosni Mubarak Nascido em 1928, foi presidente do Egito desde Outubro de 1981, depois do assassinato de Anwar Sadat, de quem foi vice.
Mubarak governava o Egito com mão de ferro, escorado numa lei de emergência que dava ao Estado amplos poderes repressivos, que têm sido usados sem parcimônia para coibir militantes islâmicos.
Com o apoio dos Estados Unidos, Mubarak sempre buscou uma convivência pacífica com Israel. O seu governo atuava frequentemente como mediador entre os israelenses e os palestinos.
Mubarak, que era militar e foi comandante da Força Aérea antes de ser vice do seu antecessor, continuava no poder depois de vencer quatro eleições presidenciais, sendo que em três disputou como candidato único. Críticos acusam o presidente e ao seu Partido Nacional Democrático, de cometer fraudes nas eleições e de suprimir grupos de oposição do processo eleitoral, especialmente o movimento Irmandade Muçulmana.

GNO/CSP-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário